Sobre Nós
Clínica Multidisciplinar
FONOMID
A Clínica FONOMID conta com uma Equipe Multidisciplinar de Diagnóstico e Terapia, composta de especialistas nas áreas de: Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Terapia Ocupacional.
Nossa Experiência
Atuando nas áreas de fonoaudiologia e psicopedagogia desde 1993, nossa equipe é formada por profissionais capacitados nas mais diversas áreas, prontos para diagnosticar as suas necessidades nos diversos segmentos destas ciências.
Nossa Equipe
Maria Inês
Pamplona Dutra
Márcia Dias Loguercio
Larissa
Guimarães
Maiara
Wiebeling
Natane Madruga
Leite de Oliveira
Maria Inês Pamplona Dutra
Cargo: Responsável Técnica Clínica FONOMID, Fonoaudióloga,
Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga
I – INFORMAÇÕES
Telefone: (51) 99955-3309
E-Mail: fonomid@terra.com.br
II – RESUMO DOS TÍTULOS/CURSOS/FUNÇÕES:
2.1 – Pedagoga (1983) – URCAMP – Bagé (RS).
2.2 – Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria
(1993) – UFSM – RS.
2.3 – Especialista em Educação – Supervisão Escolar (1984)
2.4 – Especialização em Psicopedagogia Clínica (1994)
2.5 – Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2015)
2.6 – Especialista em Neuropsicopegagogia (2015)
2.7 – Especialista em Intervenções Precoces no Autismo baseadas
no Modelo Denver (2019 – 2021)
2.8 – Mestre em Psicologia Educacional (2005) – Instituto de
Psicologia Aplicada-ISPA – Lisboa/Portugal – Titulo revalidado na
Universidade Federal de Brasília (UnB) (2011)
2.9 – Cursando Especialização em Intervenção ABA para Autismo e
Deficiência Intelectual – previsão de conclusão dezembro de 2023.
2.10 – Cursando Especialização em Transtorno do Espectro Autista na Adolescência – Previsão de Conclusão agosto de 2024
2.11 – Certificado de Excelência Internacional em intervenção dos Transtornos do Espectro do Autismo (2021)
2.12 – Selo de Aplicador indicado pela Academia do Autismo para intervenções baseadas em ABA no TEA (2022)
2.13 – Terapia ABA para Pais e Aplicadores – CH:120hs – (2021).
2.14 – ABA e Estratégias Naturalistas – Treinamento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – CH:100hs – (2022).
2.15 – Curso Avançado de Comunicação Alternativa – CH: 120hs – (2023)
2.16 – Docente na Faculdade de Fonoaudiologia do Instituto Porto Alegre – IPA no período de março de 1994 a dezembro de 2002 nas
disciplinas de:
• Fonoaudiologia Escolar e Comunitária;
• Avaliação da Fala;
• Avaliação da Linguagem Oral Infantil;
• Fonoterapia da Linguagem Oral Infantil I;
• Fonoterapia da Linguagem Oral Infantil II;
• Patologia da Linguagem no Adulto;
• Avaliação da linguagem do Adulto;
• Fonoterapia da Linguagem do Adulto e do Idoso;
• Patologia, Avaliação e Terapia da Fala Infantil.
2.17 – Supervisora de Estágio de Fonoaudiologia Escolar e Intervenção Terapêutica I e II, na Faculdade de Fonoaudiologia do Instituto Porto Alegre – IPA no período de março de 1994 a
dezembro de 2002.
2.18 – Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do IPA de Janeiro de 1996 a dezembro de 2002.
2.19 – Membro da Junta Administrativa de Implantação do Conselho de Fonoaudiologia 7ª Região em Porto Alegre –
2003/2004.
2.20 – Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia desde 1996 até a presente data.
2.21 – Membro da Associação Brasileira de Ciência do Comportamento – ABPMC desde 2021 até a presente data.
2.22 – Docente no Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Instituto Metodista de Educação e Cultura IMEC – POA, no período
de 1994 a 2002 nas disciplinas de:
• Avaliação e terapia da Linguagem Infantil I e II;
• Desenvolvimento Humano e Aprendizagem;
• Linguagem Infantil nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
(TID) – Autismo, Síndrome de Down e Deficiências Mentais;
• Fonoaudiologia e Motricidade Oral II
• Estágio Supervisionado em Intervenção Fonoaudiológica II
2.23 – Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Instituto Metodista de Educação e Cultura IMEC – POA, no
período de 1997 a 2002.
2.24 – Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do sul desde Agosto de 2005 até Abril de 2007.
• Matemática nos Anos Iniciais: Conteúdo e Método I e II;
• Ciências nos Anos Iniciais: Conteúdo e Método I e II;
• Práticas Alfabetizadoras em anos Iniciais;
• Fundamentos de Educação Especial e Inclusiva;
• Concepções e Métodos da educação Popular;
• Projeto Pedagógico;
• Psicologia das Relações Humanas;
• Gestão e Avaliação: Coordenação dos Processos Educativos.
2.25 – Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do sul desde Agosto de 2005 até Abril de
2007.
2.26 – Docente do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário FEEVALE – Novo Hamburgo(RS) desde Agosto de 2003 até 2011,
ministrando as disciplinas de:
• Linguagem Infantil I;
• Fonoaudiologia e Linguagem do Adulto e do Idoso;
• Bioética;
• Desenvolvimento Humano e Aprendizagem; Linguagem Infantil nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) – Autismo,
Síndrome de Down e Deficiências Mentais;
• Fonoaudiologia e Motricidade Oral II
• Estágio Supervisionado em Intervenção Fonoaudiológica II
• Estágio de Observação em Desordens de Linguagem do Adulto.
2.27 – Cursos (2014 a 2022):
• Aperfeiçoamento em Voz;
• Aperfeiçoamento em Disfagia Infantil e Adulto;
• Aperfeiçoamento em Processamento Auditivo;
• Capacitação em Neuropsicologia e Aprendizagem;
• Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial Disfagia;
• Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Estética;
2.28 – Responsável técnica pela Clínica Multidisciplinar FONOMID (CRFa 7 5652 – RS) desde 1993 em Porto Alegre (RS) até a
presente data.
Márcia Dias Loguercio
Formação
- Graduação em Pedagogia – Habilitação Séries Iniciais – UFRGS – concluído em 1992
- Pós graduação em Educação – PPGEDU/UFRGS – concluído em 1996
- Pós graduação em Educação Inclusiva – UNICID/Universidade Cidade de São Paulo – concluído em 2014
- Programa de Aperfeiçoamento Saber Autismo – Intervenções nos TEA – Instituto Saber Autismo – concluído em 2019
- Pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional – CENSUPEG/ Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão – concluído em 2021
- Pós graduação em Neuropsicopedagogia Clínica –Centro Universitário UNIOPET – concluído em 2022
- Curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional – Transtorno do Espectro Autista – UFPEL – concluído em 2022
Experiências Profissionais
- Acompanhante Terapêutica (AT) , na clínica FONOMID em Porto Alegre, para crianças com TEA
- Neuropsicopedagoga Clínica – atuando no Espaço Terapêutico Vincular e Home Care, crianças e jovens com TEA, TDAH, Dislexia, DI
- Professora da Rede Pública Municipal/SMED/POA – anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos – de 1996 a 2014.
- Professora da Rede Pública Municipal/SMED/POA – Sala de Inclusão e Recursos /AEE- de 2015 a 2022.
Larissa
Guimarães
Fonoaudióloga (CRFa 7/10651) pela Universidade Luterana do Brasil (2020)
Pós Graduanda em Intervenção em ABA para Transtorno do Espectro Autista e
Deficiência Intelectual (CBI of Miami)
Alguns cursos:
Terapia Fonoaudiológica baseada em Aprendizagem Motora de Fala.
(ABRAPRAXIA)
Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (ESPPR)
Formação continuada em Alfabetização (AVAMEC)
Entendendo a Dislexia (Instituto ABCD)
Introdução ao Autismo (ITARD)
Introdução ao Transtornos Globais do Desenvolvimento (ITARD)
Da Educação Infantil à Alfabetização, segundo a Neurociência (Oficina de
Inteligência. PCS)
Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (Inclusão Eficiente)
Dificuldades Alimentares: cuidados e promoção da Saúde Infantil;
Professora de Educação Infantil e Anos Iniciais, pelo Instituto Estadual Marcílio Dias (2014)
Experiência em linguagem infantil (desvios fonológicos e fonéticos e atrasos), TEA, edificuldades de aprendizagem. Abordagem sociointeracionista e comportamental.
Aplicação de Disciplina Positiva.
Maiara Wiebeling
Psicóloga – CRP: 07/30649
Pós-graduação em Intervenção no Autismo baseada no Modelo Denver de Estimulação Precoce pelo CBI Of Miami
Capacitação ABA em andamento.
Psicoterapeuta de orientação Cognitivo-Comportamental para crianças e adolescentes,
Psicóloga do grupo de Coaching Parental da APAA – Associação de pais e amigos dos Autistas de Dom Pedrito.
Experiência no atendimento psicológico a crianças e adolescentes, com ênfase em Transtorno do Espectro Autista e Transtornos do Desenvolvimento Infantil, assim como, treinamento para pais e cuidadores, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, estimulação infantil e acompanhamento do desenvolvimento.
Psicoterapeuta de orientação Cognitivo-Comportamental, pós-graduada em Intervenções
precoces no Autismo, cursos de extensão “Da avaliação a intervenção no transtorno do espectro
autista” e “tratamento do autismo protocolo ouro (em andamento)” todos pelo CBI Of Miami e capacitação em ABA pela Academia do Autismo.
Natane Madruga Leite de Oliveira
E-mail: natanemaoliveira@gmail.com.
Formação Acadêmica
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel | Janeiro de 2021
Pós Graduanda em Terapia Ocupacional e a Reorganização Sensorial no Autismo | Abril de 2024
Experiência Profissional
Atuação na área de desenvolvimento infantil, com ênfase em TEA, atraso no desenvolvimento e condições
clínicas neurológicas.
Cursos e Conhecimentos adicionais
ABA no TEA – Aplicador ABA;
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo – ABA;
Autismo: Identificação, Diagnóstico e o Processo de Aprendizagem;
Atenção à Saúde Materno Infantil;
Curso Básico de Integração Sensorial;
Desenvolvimento Infantil e Sinais Precoces de Transtornos do Espectro Autista;
Integração Sensorial;
Introdução ao Desenvolvimento Infantil;
Introdução à Estimulação Precoce;
Introdução ao Método Denver.
Natane Madruga Leite de Oliveira
E-mail: natanemaoliveira@gmail.com.
Formação Acadêmica
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel | Janeiro de 2021
Pós Graduanda em Terapia Ocupacional e a Reorganização Sensorial no Autismo | Abril de 2024
Experiência Profissional
Atuação na área de desenvolvimento infantil, com ênfase em TEA, atraso no desenvolvimento e condições
clínicas neurológicas.
Cursos e Conhecimentos adicionais
ABA no TEA – Aplicador ABA;
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo – ABA;
Autismo: Identificação, Diagnóstico e o Processo de Aprendizagem;
Atenção à Saúde Materno Infantil;
Curso Básico de Integração Sensorial;
Desenvolvimento Infantil e Sinais Precoces de Transtornos do Espectro Autista;
Integração Sensorial;
Introdução ao Desenvolvimento Infantil;
Introdução à Estimulação Precoce;
Introdução ao Método Denver.