Gagueira

A gagueira é caracterizada por um distúrbio de fluência onde ocorrem interrupções involuntárias e intermitentes na fala para a qual o indivíduo não consegue ter uma pronta solução.

Graças ao aumento da tecnologia, estudos da genética e neuroimagem descobriram que a gagueira é uma desordem da produção de fala, originada no sistema nervoso central onde existe um funcionamento anormal dos neurônios motores responsáveis pela fala provocando rupturas involuntárias (repetição de sons e sílabas, prolongamentos e bloqueios), se caracterizando como um distúrbio neurobiológico de origem predominantemente genética, 60 a 80% dos casos (Yairi e Ambrose 2013).

Aproximadamente 5% das crianças entre dois e cinco anos de idade apresentam gagueira em função da maturação lenta das redes neurais de processamento de fala e linguagem. Destas, cerca de 80% alcançam a recuperação naturalmente. Entretanto, se não tratadas o mais próximo do início da gagueira, 20% destas crianças continuarão gaguejando de forma crônica, em variados níveis de gravidade na idade adulta.

Quer Saber Mais?

Preenchea seus dados que retornaremos o contato o mais breve possível.

10 + 8 =