Distúrbios
Sensoriais

Processamento sensorial refere-se à organização do cérebro em interpretar as informações sensoriais (meio dos sentidos) advindos do ambiente (interno – corpo e externo – mundo) para que sejam usadas de forma apropriada no dia a dia.

Quando o cérebro não consegue realizar essa interpretação das informações de maneira simultânea, ocorre o chamado Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) ou seja, há dificuldades no processamento e na utilização de informações sensoriais para a regulação de respostas fisiológicas, motoras, afetivas e/ou de atenção que interferem na organização do comportamento e na participação em atividades da vida diária.

Dentre os principais sinais e sintomas incluem a hipersensibilidade sensorial e busca sensorial, ou na forma combinada entre elas.

Transtorno do Processamento Sensorial pode se encontrar na sua forma clínica isolada ou associada aos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Nisso, o profissional responsável pela avaliação e tratamento é o Terapeuta Ocupacional com experiência em Integração Sensorial.

Quer Saber Mais?

Preenchea seus dados que retornaremos o contato o mais breve possível.

9 + 3 =